Melhor de 2009: She Wolf no Brasil
segunda-feira, fevereiro 08, 2010Promoview deu com excluisividade esta ação promocional que a agência de marketing digital Zign assinou para a campanha de divulgação do novo single da cantora Shakira, “She Wolf”, para a Sony Music no Brasil. A agência desenvolveu um trabalho viral que aliou conceitos de marketing de guerrilha e design, seguindo a linha noir de lançamento da música no mundo.
A divulgação foi feita em duas frentes. A primeira foi o site, que reuniu informações sobre a promoção da Sony e realizou uma “caça à loba”, espécie de “entidade” criada por Shakira para o seu single. Um enigma foi colocado no site e acompanhava um mapa da cidade do Rio de Janeiro, com 14 pontos onde a loba poderia estar escondida. Ao fim de duas semanas, foi divulgado o único local que restou, onde houve uma ação surpresa no dia 24/07. No site, os fãs também podiam customizar fotos, para serem utilizadas em sites de relacionamento.
A outra frente foram as intervenções urbanas, com o apoio das empresas Serial Trends, Creapix e Biruta Mídias Mirabolantes. Supostas cenas de crime foram espalhadas pelo Rio de Janeiro e São Paulo, inclusive com os possíveis “atacados” pela loba (figurantes que simularam terem sido feridos). Como aconteceu já em grandes cidades do mundo, como Nova York, Londres, Munique e Bruxelas, a divulgação também buscou estimular ações espontâneas dos fãs. Um exemplo foram as mais de duas mil aparições no You Tube do termo “She Wolf”, em que supostos ataques da loba foram flagrados em diversas metrópoles.
A campanha no Brasil foi considerada uma das melhores pela divisão internacional da Sony Music. Segundo o vice-presidente da empresa para a América Latina, Fernando Cabral, “esta foi a ação mais criativa e completa de lançamento da música ‘She Wolf’ na América Latina”.
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