Especial era das Fixações

domingo, janeiro 13, 2013






Depois do estrondoso sucesso do seu primeiro crossover “Laundry Service” Shakira havia ganhado o mundo, sua primeira tour mundial havia lucrado mais de US$ 70.000.000 (setenta milhões de dólares) feito incrível para uma cantora no período, a colombiana desejava lançar um álbum entre 2003/2004 aproveitando-se da grande visibilidade alcançada, porém, a morte de sua manager e amiga a afetou profundamente, fazendo-a cancelar o novo trabalho e lançando Shakira em um processo criativo que renderia um dos mais brilhantes trabalhos discográficos realizados por uma cantora pop na década de 2000.

Shakira deu início ao projeto das Fixações Orais, onde a cantora atuou como produtora, compositora e arranjista do CD, que foi dividido em dois volumes, o primeiro batizado de Fijación Oral Vol.1 e o segundo, lançado alguns meses depois, deOral Fixation Vol.2.

É o 3º álbum totalmente em espanhol de Shakira e foi lançado em junho de 2005, vendendo mais de um milhão de cópias na primeira semana, se esgotando no México em 24 horas após a entrada nas lojas, o CD apresenta uma Shakira mais intimista, romântica e demonstra todo o poder como musicista, ela apresenta um trabalho misto, passeando tranquilamente pelos diversos ritmos da américa latina, o CD apresenta músicas que falam de amor e é desse álbum que saiu um dos maiores hits dos anos 2000, o maior hit em espanhol da década, “La Tortura” realizada com participação de Alejandro Sanz. O álbum já vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo, sendo o álbum em espanhol mais vendido da década de 2000. Nesse álbum Shakira colheu não só a aceitação do público, como da crítica, sendo o CD ovacionado nas revistas musicais e academia latina do Grammy, onde o Fijación Oral Vol.1 ganhou 5 Grammys, entre eles, o de Album do Ano, feito inédito para uma mulher.
Primeiro álbum totalmente em inglês da Shakira, esse CD, segunda parte do projeto das “Fixações”, apresenta uma Shakira mais racional e crítica, onde no CD ela demonstra seu lado ativista em canções como “Timor” onde ela critica os crimes cometidos no Timor Leste pelo governo Indonésio, a canção chegou até a ser retirada do álbum no país, é o CD que contém o maior hit do século XXI, Hips Don’t Lie em participação com o rapper Haitiano Wycleff Jean, tornou-se o grande hit da colombiana, lhe rendendo diversos admiradores que nunca esquecerão o “Shakira...Shakira” entoado nos versos da canção. O Oral Fixation Vol.2 vendeu mais de 7 milhões de cópias no mundo.

Depois de lançadas as duas partes do projeto, Shakira inicia sua segunda tour mundial, a Oral Fixation Tour, a maior da cantora até então, contando com mais de 103 shows, e com um lucro de aproximadamente US$ 109.000.000 (cento e nove milhões de dólares). Estima-se que nessa era, Shakira vendeu mais de 12 milhões de CDs e conseguiu 5 Grammys(entre eles, um americano) e milhares de fãs ao redor do globo.

You Might Also Like

0 comentários

Arquivo