Avaliação do Live From Paris no Popline

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Gravado nos dias 13 e 14 de junho de 2011 em Paris, o novo DVD de Shakira, faz parte da "The Sun Comes Out Tour", quinta turnê mundial da colombiana que já tem 34 anos de idade e 16 de uma carreira com sete álbuns lançados profissionalmente. A turnê contempla hits atuais e do passado, sem se preocupar em deixar de fora canções marcantes como "Rabiosa", "Dont Bother", "No Creo" e "Estoy Aqui". Parece ter sido um tracklist criada pela própria cantora com o material que mais a agrada, independentemente da relevância ou alcance dos singles, não deixando de fora, porém, seus maiores sucessos.

"Pienso En Ti" – 20º
Um começo trágico. Shakira abre sua apresentação na França com a medonha "Pienso En Ti", caminhando pelo público, forçando o carinho dos fãs, vestida em uma manta cor de rosa. Uma ótima forma de espantar o público que possa estar curioso para conferir o desempenho da cantora.

"Why Wait" / "Te Dejo Madrid" – 90º
Shakira se recupera rapidamente na segunda canção. Com menos roupas e uma calça que ressalta um de seus melhores talentos naturais, a cantora surpreende com os vocais ao vivo tão eficientes quanto aos encontratos em seus cds. Neste ponto do show, Shakira é acompanhada apenas por sua banda, sem dançarinos, sem alegorias, sem alardes. Mesmo assim, a cantora pop consegue dominar o palco exalando sexualidade por todos os poros de seu corpo e com uma boa presença de palco.

"Si Te Vas" – 70º
É interessante ver que, enquanto ganhou fama mundial pela dança do ventre e por singles pop americanizados, Shakira mantem uma veia pop-rock forte e se dá muito bem nesse tipo de interpretação em palco. "Si Te Vas", pouco conhecida pelo público brasileiro, é um dos hits de Shakira na França, que mesmo sendo um público tradicionalmente frio, responde bem ao desempenho da cantora latina.

"Whenever, Wherever" – 85º
Antes de performar seu primeiro grande hit mundial, Shakira se preocupa em interagir com o público. A preocupação da cantora é tamanha, que a mesma discursa em francês. Ponto para ela. "Whenever, Wherever" é uma das faixas mais mediocres da história pop dos ultimos 10 anos. Nada disso tira o brilho de Shakira em palco nessa interpretação. Aos 34 anos, a cantora dá um banho de interpretação e presença de palco na maioria das cantoras americanas que dominam os charts atualmente.

Ao final, Shakira escolhe 4 garotas da plateia para ensinar a rebolar como ela. Nenhuma consegue, claro. O que fica disso, é a interação que Shakira tem com seu público: ela não tem nojo de seus fãs. A cantora as abraça, pregunta seus nomes, troca olhares. Algo raro hoje em dia, onde vemos cenas patéticas de artistas em turnê que chegam a ser praticamente escoltados por seus dançarinos quando convidam pessoas normais para dividirem com eles o palco.

"Inevitable" – 70º
Em "Inevitable", Shakira toca violão – e bem. Mesmo sendo exageradamente performática, Shakira não chega a ser brega. Vai ao limite da interpretação, atingindo a tenue linha que separa o aceitável do inaceitável, sem cruzá-la. Sua banda também merece créditos: é muito boa e acompanha brilhantemente a cantora.

"Nothing Else Matters" / "Despedida" – 95º
Qualquer um tem o direito de torcer o nariz ao saber que Shakira ousou inserir "Nothing Else Matters", hit do Metallica em sua turnê. Ainda mais ao saber que a colombiana transformou a canção com arranjos folk. Ficou excelente. Shakira conseguiu transformar a música de forma com elementos latinos (inseridos com "Despedida") que se encaixaram perfeitamente bem e combinaram milimetricamente com seus vocais exagerados e semi-teatrais.

"Gypsy" – 85º
Depois de uma performance flamenca, Shakira interpreta a canção "Gipsy", tocando mais um instrumento. Desta vez, a gaita, que a acompanha desde o princípio de sua carreira. A cantora parece cada vez mais à vontade e espontanea em palco. É interessante perceber, a esta altura do show, que mesmo tendo adentrado no cenário musical americano/europeu, Shakira não abriu mão de sua essência latina nem em suas apresentações e nem em suas caracteristicas vocais. Shakira usa seu corpo mas não faz dele seu principal objeto de trabalho.

"La Tortura" – 80º
Um dos maiores hits da latina cantados em espanhol, "La Tortura" é cantada de forma unissona pelo público francês. Assim como no videoclipe da canção, Shakira esbanja sensualidade, comprovando que sim, é possível cantar e rebolar ao mesmo tempo.

"Ciega, Sordomuda" – 40º
Em "Ciega, Sordomuda", Shakira comete a falha de tentar interagir, em certos momentos, com as câmeras, dando um desagradavel ar amador à performance enquanto manda beijos para a platéia ao longo da performance. Nada supera, entretanto, a constrangedora dança feito ao final da canção. Tudo bem querer demonstrar boa forma e vigor, mas pular de um lado para o outro de um palco imitando um macaco não ficou legal mesmo.

"Underneath Your Clothes" – 60º
Balada das mais clichês lançadas em toda a carreira desde que a colombiana se tornou loira, "Underneath Your Clothes" é cantada, assim como originalmente, em tons que não favorecem os vocais de Shakira. Mesmo acompanhada por um single não tão bom, o palco ainda é totalmente dominado pela performer, que continua acompanhada apenas por sua banda. Méritos para ela.

"Gordita" – 20º
Parte mais desnecessária de toda a apresentação, "Gordita" é uma faixa ruim acompanhada de uma performnace ruim. Nem Shakira e nem sua banda parecem estar gostando genuinamente de interpretar a canção. A participação de Calle 13 é por um telão. A performance tem duração inferior a quatro minutos, que parecem, porém, intermináveis.

"Sale El Sol" – 80º
Faixa integrante do mais recente trabalho da cantora, "Sale El Sol", apesar da letra batida, funciona bem em palco e parece deixar Shakira particularmente motivada. Os erros de edição, que deixam transparecer claramente os takes das gravações que são de dois diferentes shows, não comprometem o bom desempenho de Shakira desta vez, mesmo quando insiste em performar uma balada de auto ajuda como se fosse uma stripper.

"Las De La Intuicion" – 80º
Acompanhada de uma lamentável série de efeitos em "slow motion" no DVD, "Las De La Intuicion" tem uma perfomance interessante e um desempenho vocal invejável de Shakira, que demonstra um invejavel dominio de tecnicas vocais mesmo com o corpo em total movimento.

"Loca" – 90º
Shakira finalmente divide o palco com outras duas dançarinas na apresentação de "Loca". A cantora contagia a plateia por completo com o começo da canção e não mede esforços para evitar que alguem se desanime, chegando a protagonizar uma "dança da bundinha", imortalizada por Carla Perez no meio da coreografia da canção. A performance de Shakira é impecável tanto vocal quanto fisicamente.

"She Wolf" – 70º
Com contorcionismos corporais, Shakira inicia a performance de "She Wolf", música que leva o mesmo nome do álbum lançado pela colombiana em 2009. A animação e o desempenho de Shakira são quase exagerados, o que fica incondizente com a canção, que tem um refrão extremamente apagado e esquecível.

"Ojos Así" – 95º
Canção que consagrou os quadris de Shakira mundialmente em 1999, "Ojos Así" é o momento do concerto no qual a artista dá seu show de exibicionismo com dança do ventre. É de deixar qualquer marmanjo de queixo caído e de deixar qualquer outra cantora pop que já tenha usado mediocremente meras requebrada com uma mão para cima em videoclipes, sob o pretexto de estar performando uma dança do ventre, constrangida.

"Antes De Las Seis" / "Je Laime à Mourir" – 65º
Depois de se despedir da platéia, Shakira volta ao palco para performar "Antes De Las Seis" e "Je Laime à Mourir" vestida como um bolo de festas. É aquele momento do show em que você, ao mesmo tempo, vê o quanto aquilo é desnecessário e necessário ao mesmo tempo: baladinhas clichês com direito a flocos de neve caindo pelo palco, por piores que sejam, acabam sendo necessárias para comprovar que o artista que dança, também tem algum conteúdo. A situação melhora um pouco com a segunda canção entoada. "Je Laime à Mourir" chega a ser até interessante enquanto canção.

"Hips Don`t Lie" – 85º
"Hips Don`t Lie", single da cantora que atingiu o #1 nos charts de todo o planeta, inclusive da Billboard, é presença cativa em qualquer show de Shakira. O começo, voz-piano, é medonho porém curto. Tudo melhora quando as batidas originais da canção são entoados. Como um pavão, Shakira concentra esforços em seu traseiro para atrair todos

"Waka Waka (This Time For Africa)" – 90º
Single oficial da copa do mundo da Africa do Sul, "Waka Waka" é a canção que encerra o show de Shakira na França. É impressionante ver que, aonde quer que Shakira cante este single, seja em premiações ou em eventos, o público reage de forma única. Não é diferente neste Dvd. O encerramento, claro, não podia ser diferente: uma chuva de papéis coloridos prova que nem Shakira escapa do óbvio círculo de previsibilidade do mundo pop.

Termômetro Final: descalça, com a banda no palco principal e pouco acompanhamento bailarino, Shakira se mostra aparte do cenário de cantoras pop atuais. Além de conseguir cantar bem ao vivo, a colombiana consegue demonstrar que está no auge de sua forma física e que não se rendeu ao monopolismo musical americano, vide as canções escolhidas para comporem este DVD, recheado de hits em espanhol em exclusão a diversas canções gravadas em inglês. Aplausos para Shakira e, em especial, para seus quadris.

You Might Also Like

0 comentários

Arquivo