Critica do álbum Shakira. pela Billboard

quarta-feira, março 26, 2014

Confira o que a Billboard tem a dizer em relação ao álbum Shakira.

Amor, maternidade, raízes no rock, uma pitada de country aqui, um pouquinho de reggae ali, e obviamente, ritmos latinos dançantes. "Shakira." é o primeiro álbum da Shakira em quatro anos, e a princípio pode soar confuso por parecer tratar de temáticas discrepantes, mas na verdade é um álbum coesivo e orgânico com raízes principalmente no pop/rock melódico, e toques inesperados de múltiplas influências. Não há muita latinidade aqui (apesar das duas faixas em espanhol: Loca por ti e a versão em espanhol de Can't Remember To Forget You), mas isso não importa. O álbum trabalha o poder das canções.

De fato, os últimos dois álbuns em inglês da Shakira favoreceram tanto seu lado dance animado e sugestivo que suas origens como cantora e compositora Pop/Rock - e das com gosto refinado para melodia e letras expressivas - se perdeu. "Shakira." é um trabalho muito mais refinado, e a maior parte de seu conteúdo é extremamente divergente do som e da mensagem do primeiro single, "Can't Remember To Forget You". Prepare-se para um conjunto de músicas honestas e convincentes, nas quais a estrela colombiana frequentemente professa seu amor pelo seu namorado Gerard Pique. Talvez é o amor o que combustível para o álbum voar.

Quais são os destaques absolutos do "Shakira."? Confira nossa análise faixa-a-faixa do novo álbum da cantora:

1. Dare (La La La)

Você quer dance uptempo? Aqui está, com batidas brasileiras e um toque de eletrônica, bem a tempo para a Copa do Mundo.

2. Can't Remember To Forget You feat. Rihanna

O single com sabor reggae soou um pouco bobinho... até nós vermos o clipe babadeiro. Independentemente da sua interpretação, essa faixa cresce em você a cada ouvida, impulsionada pela batida e pela harmonia dos vocais de Shakira e Rihanna (quem diria que os timbres delas poderiam ser tão similares?). Cuidado com a bridge sambista.

3. Empire

O segundo single "Empire" é uma balada rock belissima que começa tímida - com vocais sobre um solo de piano em uma introdução à la Tori Amos - e então explode em um caleidoscópio sonoro que encaixa muito bem com as letras ("Like the empires of the world unite, we are alive"). Não, não é a última bolacha do pacote, mas é simplesmente muito bom.
 
4. You Don't Care About Me

Shakira sempre foi boa cantando sobre mágoa, e "You Don't Care About Me" parece incluir versos sobre seu ex Antonio De La Rua, mas na verdade que Shakira não escreveu essa. De qualquer forma, nós é tudo bastante verossímil e as batidas e o som retrô mesclam tanto nostalgia quanto uma vibe "Eu nem queria mesmo bjs".


5. Cut Me Deep feat. Magic!

Uma batida reggae, tambores e trompetes começam a ferver e terminam em um mix de ska e rock. Se alguma faixa fosse escolhida como ponto de partida do álbum, seria essa.

6. Spotlight

Spotlight tem todos os elementos de uma faixa rock pesado, com guitarras comandando até que a voz da Shakira surge, sincera e exposta, o que é ótimo para entregar a mensagem esmagadora.

7. Broken Record

Assim como Empire apresentou uma Shakira em voz e piano, Broken record faz o mesmo só que com violão, e então se transforma em uma power ballad com uma orquestra gradiosa que dá profundidade a essa canção romântica.
 
8. Medicine feat. Blake Shelton

Blake Shelton e Shakira, companheiros no juri do The Voice, não perdem tempo trocando declarações nessa mistura de country e pop que funciona muito bem

9. 23

O primeiro verso e o refrão de 23 - uma faixa que ela escreveu para o namorado Gerard Pique (o "23" corresponde à idade que ele tinha quando eles se encontraram pela primeira vez) - é apenas vocais e violtão, mas eventualmente o baixo, a percussão e a orquestra se misturam. O efeito geral é algo inocente e vulnerável.

10. The One Thing

Escrita para o bebê Milan por Shakira e Naskegodgdfjgiwepkfv, essa faixa pop mid-tempo felizmente resiste à obviedade. Nós pegamos a mensagem, e a bridge traz um elemento infantil.

12. Loca Por Ti

A homenagem suprema a Piqué, Loca Por Ti é a versão em espanhol de Boig Per Tu, a música em catalão preferida dele.

You Might Also Like

0 comentários

Arquivo