"Saraiva" DEZ motivos pelos quais amamos a Shakira

sábado, março 22, 2014


Shakira é uma daquelas artistas admiradas não só pelo trabalho, mas também por sua conduta e carisma. Multifacetada, a colombiana canta, dança, é jurada de TV e ainda dedica parte do seu tempo ao ativismo social.

Longe dos estúdios desde Sale El Sol (2010), a cantora volta ao mercado e lança no dia 25 de março um novo álbum. O material conta com a produção de peso de John Hill, que já trabalhou com ela em "She Wolf", e Kid Harpoon, colaborador do CD Ceremonials, de Florence And The Machine.

Em um disco essencialmente autoral e com arranjos mais simples, a artista apresenta um mix de sonoridades diferentes, além de duetos poderosos com Rihanna e Blake Shelton.

Para celebrar o retorno de Shakira ao cenário pop, o SaraivaConteúdo listou DEZ motivos que a fazem ser amada por milhões de pessoas pelo mundo. Colaboraram Cláudio Oliveira, do Stay POP e Felipe Gomes, do Domínio Pop.

Shakira volta ao mercado após quatro anos
Por Felipe Gatto

1. CARREIRA DURADOURA E LONGE DE ESCÂNDALOS

Com uma carreira bem-sucedida de mais de duas décadas, Shakira lançou seu primeiro álbum (Magia) em 1990, com apenas 13 anos de idade. A artista estourou mundialmente em 1996 com o disco Pies Descalzos. Apesar de ser latina, em 2001 conquistou seu espaço no mercado americano ao apresentar e coproduzir Laundry Service, seu primeiro CD em inglês. Mesmo com o sucesso, a cantora sempre manteve uma postura discreta e procurou firmar sua trajetória artística longe de escândalos ou grandes polêmicas.

2. VERSATILIDADE NAS ARTES

Além de cantar, Shakira compõe grande parte das músicas do seu repertório. A colombiana também é uma exímia dançarina e costuma se destacar em suas apresentações por conta do requebrado e ritmo latino. Na realidade, a dança agrega qualidade e complementa mais fortemente o seu trabalho. Atualmente, a artista ainda aparece na televisão como uma das mentoras do reality show The Voice USA.

3. DUETOS MEMORÁVEIS

Ao longo dos 24 anos de estrada, Shakira já dividiu os microfones com grandes nomes da música. As parcerias que mais chamaram a atenção foram com Alejandro Sanz (“La Tortura”), com a lenda da guitarra Carlos Santana (“IIIegal”), com a diva Beyoncé (“Beautiful Liar”), com Lil Wayne (“Give It Up To Me”), Wyclef Jean (“Hips Don’t Lie”) e também com a representante do axé brasileiro Ivete Sangalo (“Dançando”).
 
4. COREOGRAFIAS E CLIPES DE SUCESSO

Fenômeno no palco por se apresentar descalça e conhecida por se entregar aos números de dança em seus videoclipes, Shakira já protagonizou coreografias que viraram febre em várias partes do mundo. A cantora apostou na dança do ventre com “Ojos Así” e “Whenever, Wherever”. Em uma mescla de ritmos latinos com hip hop, a artista fez bonito em “Hips Don’t Lie”. Os passos da dança africana também renderam sucesso com “Waka Waka”, tema oficial da Copa do Mundo de 2010.

5. SONORIDADE E TIMBRE ÚNICOS

Dona de uma das vozes mais exóticas do pop, Shakira tem um timbre peculiar que a torna uma artista inconfundível. Do dance e rock ao reggae e country, a cantora consegue deixar a sua marca em todos os trabalhos que apresenta. A sensualidade também se faz presente na sonoridade e nas interpretações da artista que, apesar de já ter apostado em uma infinidade de estilos, sempre imprime suas raízes latinas nas canções.

6. A FORÇA DOS HITS

Os singles da Shakira costumam se tornar fenômenos e fazer bonito nas paradas de sucesso do mundo todo. Diversos hits estão presentes em seu currículo, caso de “Estoy Aqui” e “Pies Descalzos”, canções que viraram hinos e introduziram a artista no cenário pop. "La Tortura” se tornou uma das músicas latinas de maior sucesso na história da Billboard. Outros bons exemplos foram: “Ojos Así”, “Don’t Bother”, “She Wolf”, “Gypsy”, “Loca”, “Rabiosa”, dentre outros tantos. Lançado em 2011, Shakira Live From Paris é uma compilação de algumas músicas de êxito no mercado.

7. IMPACTO MUNDIAL EM VENDAS E PRÊMIOS

Shakira é uma das cantoras que mais venderam álbuns e singles na história da música, somando cerca de 70 milhões de cópias. Ela é uma das poucas artistas latinas que aparecem nesse ranking. Seu impacto também é grande na era digital, sendo umas das figuras mais seguidas no Twitter e no Facebook. Em se tratando de prêmios, a colombiana já conquistou 12 Grammy e levou para casa uma infinidade de troféus recebidos pela MTV e Billboard.

8. ESPAÇO GARANTIDO PARA O ROMANTISMO

Para quem acha que Shakira faz sucesso apenas nas batidas mais frenéticas e no ritmo excessivamente dançante, a artista também mostra que sabe cantar para embalar corações. Com uma potente voz aveludada que fica mais nítida nessa vertente romântica, destacam-se algumas baladas, como “Underneath Your Clothes”, “The One”, “No” e “Sale El Sol”.

9. MÚSICAS EM VÁRIOS IDIOMAS

Para agradar a tipos diferentes de público, Shakira procura se reinventar constantemente ao apostar em uma discografia repleta de canções em espanhol, inglês e até em português. Nas turnês pelo mundo, a artista se esforça para se comunicar com os fãs no idioma local. Graças ao carisma, ela consegue agregar ao seu repertório parceiros musicais por onde passa, e esse processo é algo positivo em suas inspirações e composições.

 
10. FOCO NO ATIVISMO SOCIAL

Um dos fatores que fazem de Shakira uma artista respeitada é o seu foco em questões sociais. Ao longo dos anos, a cantora se mostrou uma ativista de mão cheia. Em 1997, ela fundou a “Pies Descalzos Fundación”, responsável por projetos educacionais voltados às crianças carentes da Colômbia. A cantora é incentivadora da educação infantil e já se reuniu com importantes líderes de estado, como Dilma Rousseff e Barack Obama. Em 2003, foi nomeada como embaixadora da Boa Vontade da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Fora isso, sempre que dispõe de tempo, Shakira ainda visita lugares carentes ou que foram vitimados por tragédias naturais, caso do Haiti.

You Might Also Like

0 comentários

Arquivo